domingo, 22 de setembro de 2013

Melhor Dieta para Ganhar Massa Muscular.



Aumentar a massa muscular e perder a gordura, é o desejo de todos, porém muitos não sabem como fazer e faz as coisas erradas, afetando até mesmo a própria saúde. Para ganhar massa muscular você precisa conciliar exercícios e uma alimentação correta.

Os exercícios estimulam as fibras musculares e o resultado é o aumento da massa muscular (hipertrofia). Todavia a presença equilibrada de alguns nutrientes faz com que o corpo funcione bem, ele precisa de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água.
Alimentos de primeira importância são as proteínas, elas são compostas de aminoácidos que são responsáveis pelos tecidos assim como pele, unhas, cabelos, músculos, órgãos alem de enzimas hormônios e secreções. As proteínas são conhecidas como os tijolos do corpo humano, pois é ela que da a estrutura da pele e também muscular.


Portanto sabendo que as proteínas tem este papel de construtor, muitas pessoas exageram no seu consumo, achando que quando mais ingerir proteínas ganhará massa muscular.

Isso pode até ser verdade porém o consumo exagerado de proteínas podem causar problemas no fígado ou nos rins.


O consumo de carboidratos e de grande importância. Pós se não consumirmos adequadamente o organismo irá quebrar as proteínas armazenadas nos músculos, e isso não é bom para quem quer ganhar massa. Veja abaixo algumas dicas importantes para ganhar massa muscular sem perder saúde.

O que devo fazer para aumentar a massa muscular?





  1. Comer lanches antes dos exercícios, carboidratos fácil de digestão, pão sem recheio, bolos simples sem cobertura.
  2. Frutas,verduras e legumes são obrigatórios, além de serem ricos  em carboidratos ainda oferecem o mineral potássio que se perde na atividade física
  3. É recomendado que uma hora após os exercícios físicos você faça uma refeição a base de carboidratos(pães, raízes, massas) e proteínas (frango, peixe, clara de ovo, carne vermelha magra). Essa combinação irá repor ao organismo, todos os nutrientes que foi perdido no treino.
  4. Importante que você saiba que é preciso que se alimente todos os dias de alimentos que contém proteínas. E não só em dias de treinamento.
  • Proteínas de auto valor nutricional - vem de origem animal, assim como aves, peixes, carnes magras, clara de ovos, leite, queijos...
  • Proteínas de baixo valor nutricional - Vem de origem leguminosa, mas também são muito importante. Pode ser encontradas no feijão, ervilha, lentilhas, soja...
     5. não pule refeições, e coma de pelo menos 3 em 3 horas. 

     6.Caso o tempo de exercício ultrapasse 1 hora, é importante o consumo de carboidratos (bebida isotônica, carboidrato em pó diluído em água ou gel de carboidrato), para assim contribuir com a reserva do glicogênio muscular e açúcar no sangue (glicemia).
     7. Equilibre sua alimentação sempre balanceando os nutrientes.
     8. A hidratação deverá ser prioritária, o exercício favorece perdas importantes de água e sais minerais pelo suor, e a reposição torna-se fundamental para evitar a desidratação do organismo. Os músculos são constituídos também por água.
10- A ingestão adequada de proteínas pode ser facilmente conseguida com o aumento do valor energético da dieta dos praticantes de atividade física, já que muitas fontes de carboidratos também fornecem boas quantidades de proteínas. Desta forma, para a maioria dos indivíduos a ingestão de proteína adicional não é necessária.
11- Quanto à suplementação proteica, é fundamental buscar a opinião de um médico especializado e/ou um nutricionista para avaliar a real necessidade, e a partir daí estabelecer o produto mais indicado, bem como a quantidade e horários para o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário